Planejamento previdenciário é a chave para a melhor aposentadoria.

Quais são as fases do planejamento previdenciário?

Normalmente o planejamento previdenciário é realizado em 4 etapas: a solicitação de documentos, análise dos vínculos e cálculos do tempo de contribuição, projeções das aposentadorias disponíveis e a entrega do estudo finalizado.

Você sonha com a aposentadoria, mas não sabe como se organizar para ter equilíbrio financeiro quando chegar a hora de “pendurar as chuteiras”?

Então, o melhor caminho é o planejamento previdenciário.

Na prática, estamos falando de um estudo de todo o histórico do trabalhador, considerando aspectos como: idade, tempo de serviço, tempo e valor das contribuições ao sistema previdenciário, tipo de atividade exercida, características dos diferentes regimes de previdência e a legislação envolvida.

O objetivo é apurar os resultados já acumulados e entender como direcionar positivamente as ações de quem pretende ter as melhores condições possíveis para se aposentar — mesmo que ainda falte muito tempo para esse momento tão desejado.

Aproveite as explicações deste artigo para entender melhor como cada trabalhador — seja ele da iniciativa privada ou pública, seja autônomo ou empreendedor — pode otimizar suas contribuições e movimentos de carreira para garantir uma boa aposentadoria.

Vale a pena lembrar que “o tempo passa, o tempo voa”, e transformar a consciência desse fato em estratégia é o meio mais inteligente para olhar para o futuro sem medo, com boas perspectivas e muito entusiasmo.

× Como posso te ajudar?